Mais estudos

Porque Doutrina é importante!


Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. ( 1 Timóteo 4:16)
Um passo antes dos detalhes do que você acredita, é a questão porque isso importa. Simplesmente considere, o que você crê importa porque é isso que vai ditar como você vive — e alguma coisa sempre está ditando pra todo mundo. Kevin Vanhoozer explica:
“A vida de alguém está se movendo em uma direção ou outra, tomando uma forma ou outra. Como Pascal ressalta: “Nossa natureza consiste em movimento. Descanso absoluto é morte.” Na medida que nossas vidas estão sempre seguindo uma direção ou outra, nossas próprias vidas estão “doutrinadas”. A única questão é se a doutrina que guia a vida de alguém é governada pelo evangelho de Cristo ou por alguma outra historia, algum outro roteiro.” (The Drama of Doctrine, [Louisville: Westminster John Knox, 2005], 105).
Para os cristãos em particular, a doutrina não é mera orientação, mas conformidade perpétua. Vanhoozer novamente:
“O propósito da doutrina é nos conformar com a verdade, e nós nos conformamos com a verdade ao carregar o verdadeiro testemunho do que Deus fez e está fazendo em Cristo através do Espírito. Testificamos verdadeiramente ao falar e encarnar a verdade em amor. Encarnar a verdade do evangelho é viver de tal forma que sua palavra e suas obras sejam testemunhos do amor e conhecimento de Deus que se tornaram manifestos ‘em Cristo’ (397).”